sexta-feira, 28 de novembro de 2008

28 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 28 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é sexta-feira e é o quinto dia de aulas da semana. É, também, o último dia de aulas do mês de Novembro. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara no dia 24. O céu está limpo e azul e o tempo está fresco mas vai aquecer ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde e no fim de semana deve continuar um tempo com muito sol, mas frio. Só voltamos à escola no dia 2 de Dezembro, já que no dia 1 é feriado nacional. É o dia da Restauração da Independênia de Portugal. No dia 2 de Dezembro vamos fazer um percurso pelo concelho e percorrer todas as cinco freguesias que o compõem: Albufeira, Ferreira, Guia, Olhos de Água e Paderne.
Na cantina vamos comer feijoada de carne de porco magra com cenoura e couve e arroz branco.
Vamos resolver problemas com as ordens dos números e com os euros. Vamos concluir o cartaz com as notas e moedas de euro. Na Sala de Actividades vamos conhecer costumes e tradições natalícias, aprender a tratar informação escrita, fazer construções ligando e colando elementos, construir um tabuleiro de jogos e conhecer as peças e regras do jogo de damas.
Vamos corrigir os trabalhos de casa e vamos ler mais algumas páginas do livro "A Amarguinha"
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

Visita do Colégio José Nogales (de Aracena - Huelva - Espanha) à nossa sala interactiva

No dia 27 de Novembro, uma delegação do Colégio Educación Primária "José Nogales", da cidade de Aracena (Província de Andaluzia - Espanha) visitou a nossa sala de aula.
É dessa visita que mostramos algumas fotografias
Na sequência desta visita, ficou decidido entre o nosso professor e a professora Carmen Moreno estabelecer uma parceria educativa no sentido de uma troca de experiências e de saberes.
Foi muito bom termos tido esta visita dos professores espanhóis.

















quinta-feira, 27 de novembro de 2008

27 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 27 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quinta-feira e é o quarto dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara no dia 24. O céu está limpo e azul e o tempo está fresco mas vai aquecer ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de repolho e salmão grelhado com batata cozida e salada de tomate.
Vamos concluir a aula de Matemática onde vamos identificar ordens e classes da centésima à dezena de milhar, adicionar e subtrair números decimais, fazer estimativas antes de efectuar um cálculo e representar por escrito os passos seguidos ao realizar cálculos. Vamos ainda reconhecer valores monetários em notas e moedas de euro, representar e calcular valores monetários e resolver problemas. Também vamos fazer um cartaz com as notas e moedas de euro. Na Sala de Actividades vamos conhecer costumes e tradições natalícias, aprender a tratar informação escrita, fazer construções ligando e colando elementos, construir um tabuleiro de jogos e conhecer as peças e regras do jogo de damas.
Vamos corrigir os trabalhos de casa e vamos ler mais algumas páginas do livro
"A Amarguinha"
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

26 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 26 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quarta-feira e é o terceiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara no dia 24. O céu está limpo e azul e o tempo está fresco mas vai aquecer ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde. A partir de hoje e até ao dia 3 de Dezembro vamos ter mais um amigo na nossa sala, que se chama Artur.
Na cantina vamos comer sopa de grão com espinafres e frango grelhado com arroz de ervilhas e cenoura.
Vamos continuar a história iniciada há duas semanas, com o título "O bairro das toupeiras". Hoje vamos, continuar a unidade de trabalho com o título "Os amigos da tia Mara" e na aula de Matemática vamos identificar ordens e classes da centésima à dezena de milhar, adicionar e subtrair números decimais, fazer estimativas antes de efectuar um cálculo e representar por escrito os passos seguidos ao realizar cálculos. Vamos ainda reconhecer valores monetários em notas e moedas de euro, representar e calcular valores monetários e resolver problemas. Também vamos fazer um cartaz com as notas e moedas de euro.
Vamos corrigir os trabalhos de casa e vamos ler mais algumas páginas do livro "A Amarguinha"
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

terça-feira, 25 de novembro de 2008

25 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 25 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é terça-feira e é o segundo dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara fez anos ontem. O céu está limpo e azul e o tempo está fresco mas vai aquecer ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de couve lombarda e maruca assada no forno com batata e salada de alface.
Vamos continuar a história iniciada há duas semanas, com o título "O bairro das toupeiras". Hoje vamos, continuar a unidade de trabalho com o título "Os amigos da tia Mara" e na aula de Estudo do Meio vamos identificar símbolos locais e regionais, reconhecer a importância desses símbolos, conhecer outras culturas da nossa localidade e conhecer aspectos da cultura de outros povos.
Vamos corrigir os trabalhos de casa e vamos ler mais algumas páginas do livro
"A Amarguinha"
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

24 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 24 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é segunda-feira e é o primeiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara faz anos hoje. No final da aula vamos cantar-lhe os parabéns. O céu está nublado e o tempo está fresco mas vai aquecer ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de beldroegas e panados de peru com massa espiral e salada de tomate
Vamos continuar a história iniciada há duas semanas, com o título "O bairro das toupeiras". Vamos, por isso, começar uma nova unidade de trabalho com o título "Os amigos da tia Mara". Nesta aula vão aparecer o género, o número e o grau dos nomes comuns para os conhecermos muito bem. Vamos ver, ouvir, ler e interpretar uma história, responder a questionários, participar na elaboração de uma história inventada, recriar uma história, transformando personagens em pessoas e em objectos fantásticos, identificar o género, o número e o grau dos nomes e exercitar a ortografia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

Preparar a semana de 24 a 28 de Novembro

Na passada sexta-feira não houve aulas por causa da greve do Pessoal Não Docente desta escola, o que veio alterar a programação desta semana.
Assim, apenas hoje foi dada a folha do texto para trabalhar durante os próximos dias, intitulado "Os amigos da tia Mara" (o qual pode ser obtido no seguinte endereço http://sala-interactiva.wikispaces.com/Unid.+Trabalho+-+Textos).
Para casa, hoje vamos ler muito bem o texto e fazer a cópia no caderno de casa.
Vamos ler o texto na sala de aula e responder a algumas perguntas de interpretação.
Continuamos com o programa curricular do 3.º ano de escolaridade.
Assim, hoje vamos trabalhar, com o Manual Interactivo da Escola Virtual da Porto Editora, a Língua Portuguesa (o género, o número e o grau dos nomes), amanhã o Estudo do Meio (identificar símbolos locais e regionais) e na 4.ª feira a Matemática (ordens e classes da centésima à dezena de milhar). Na Sala de Actividades vamos falar de Costumes e Tradições Natalícias.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

20 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 20 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quinta-feira e é o quarto dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está fresco de manhã, mas aquece ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de feijão com repolho e salsichas estufadas com arroz de legumes.
Hoje vamos ao Parque Lúdico, de Albufeira, para ver uma exposição sobre as "Olimpíadas da Matemática".
Quando chegarmos, vamos continuar a aula de Matemática da unidade de trabalho com o título "A pedra preciosa" e que não acabamos ontem. Vamos continuar a identificar a décima e a centésima, ler e escrever números decimais, comparar e ordenar números decimais, completar sequências de números na recta graduada e resolver problemas.
Vamos ler mais algumas páginas do livro "A Amarguinha" e corrigir os trabalhos de casa.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O Bairro das Toupeiras - Personagens

Para terem acesso aos desenhos dos personagens da história que nos acompanha neste momento - O Bairro das Toupeiras - sigam este endereço.

http://sala-interactiva.wikispaces.com/O+Bairro+das+Toupeiras+-+Personagens

19 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 19 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quarta-feira e é o terceiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está fresco de manhã, mas aquece ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de nabiças e carapau grelhado com batata cozida e salada de tomate.
Vamos continuar a nova unidade de trabalho com o título "A pedra preciosa". Na aula de Matemática, vamos identificar a décima e a centésima, ler e escrever números decimais, comparar e ordenar números decimais, completar sequências de números na recta graduada e resolver problemas.
Vamos ainda fazer um cartaz com a unidade, a décima e a centésima.
Vamos ler mais algumas páginas do livro "A Amarguinha" e corrigir os trabalhos de casa.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

terça-feira, 18 de novembro de 2008

18 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 18 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é terça-feira e é o segundo dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está fresco de manhã, mas aquece ao longo do dia. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer caldo verde e bifes de perú com cogumelos e esparguete e salada de cenoura ralada.
Vamos continuar a nova unidade de trabalho com o título "A pedra preciosa". Na aula de Estudo do Meio, vamos fazer a distinção entre freguesia, concelho, distrito e país, identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária e tradição oral, conhecer factos e datas importantes para a história local, conhecer vestígos do passado local: construções, costumes e tradições locais e reconhece a importância do património histórico local.
Vamos saber o resultado das Fichas de Avaliação que fizemos no início deste mês e logo mais à tarde, os nossos pais vêm a uma reunião para ser feito um balanço das actividades lectivas, desde o início do ano.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

17 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 17 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é segunda-feira e é o primeiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer creme de abóbora e salada de feijão frade com atum, ovo e tomate.
Hoje vamos continuar a história iniciada na semana passada, com o título "O bairro das toupeiras". Vamos, por isso, começar uma nova unidade de trabalho com o título "A pedra preciosa". Os nomes comuns, próprios e colectivos vão aparecer como novidade e revisão nesta aula. Vamos ainda ver, ouvir, ler e interpretar uma história, responder a questionários, praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenções das personagens e estabelecer a sequência de acontecimentos da história. Vamos, ainda, escolher entre vários títulos, o mais adequado para a história, manifestar a nossa preferência por personagens da história, recolher e seleccionar produções do teu património literário oral e compara versões diferentes dos mesmos contos. Finalmente, vamos participar na produção de uma lengalenga, identificar nomes, distinguir nomes comuns, próprios e colectivos e exercitar a ortografia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Preparar a semana de 17 a 21 de Novembro

Na próxima semana vamos continuar com o programa curricular do 3.º ano de escolaridade.
Assim, na 2.ª feira vamos trabalhar com o Manual Interactivo da Escola Virtual da Porto Editora a Língua Portuguesa (nomes próprios, comuns e colectivos), na 3.ª feira o Estudo do Meio (o passado do meio local) e na 4.ª feira a Matemática (os números decimais, a décima a centésima). Na Sala de Actividades vamos falar de Convites, Instrumentos Musicais e Receitas de Culinária.
Para 2.ª feira, vamos estudar muito bem em casa o texto intitulado "A pedra preciosa" (o qual pode ser obtido no seguinte endereço http://sala-interactiva.wikispaces.com/Unid.+Trabalho+-+Textos).
Vamos ler muito bem o texto e fazer a cópia no caderno de casa.
Na segunda-feira, vamos fazer perguntas de interpretação e responder às mesmas.

Cartaz sobre a Numeração Romana

Os romanos usavam letras (símbolos) para representar quantidades. Fizemos este cartaz sobre a numeração romana para, desta forma, podermos aprender a escrever e a ler os números usados pelos romanos.

14 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 14 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é sexta-feira e é o último dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.

Na cantina vamos comer grão com frango.
Hoje vamos concluir a unidade de trabalho com o título "Estado de alerta", porque ontem não tivemos tempo, já que fizemos muitos exercícios sobre a numeração romana para a percebermos muito bem. Na Sala de Actividades vamos falar sobre o relógio da família das toupeiras. Vamos descobrir mais graus de parentesco, colocar os números romanos num relógio, aplicar e avaliar o que aprendemos nas aulas de Matemática e Estudo do Meio e aprender a fazer um dominó numérico para jogarmos em casa com a nossa família. Vamos fazer um cartaz com a numeração romana, para assim melhor aprendermos a sua representação.
Porque hoje é sexta-feira, vamos ouvir a história que nos vai acompanhar durante a próxima semana e que tem por título "A pedra preciosa". Vamos levar o texto para casa para o ler com muita atenção e fazer a cópia para assim treinarmos a caligrafia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Fichas de Estudo do Meio - 12 de Novembro - Árvore genealógica e A tua árvore genealógica

Para terem conhecimento da Ficha de Estudo do Meio do dia 12 de Novembro - "Árvore genealógica" e "A tua árvore genealógica", visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Novembro+-+Fichas+EM

O jogo do dominó numérico

Para terem conhecimento das actividades de Matemática - "O jogo do dominó numérico" e "Peças do dominó numérico" - visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Actividades+e+Experi%C3%AAncias

13 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 13 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quinta-feira e é o quarto dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de feijão verde e arroz de mariscos.
Hoje vamos concluir a unidade de trabalho com o título "Estado de alerta". Vamos acabar a aula de Matemática e vamos aprender a numeração romana, que serve para representar números. Vamos ler e escrever números em numeração romana, comparar e ordenar números, completar sequências e resolver problemas. Na Sala de Actividades vamos falar sobre o relógio da família das toupeiras. Vamos descobrir mais graus de parentesco, colocar os números romanos num relógio, aplicar e avaliar o que aprendemos nas aulas de Matemática e Estudo do Meio e aprender a fazer um dominó numérico para jogarmos em casa com a nossa família. Vamos fazer um cartaz com a numeração romana, para assim melhor aprendermos a sua representação.
Vamos ainda corrigir os trabalhos de casa e ler mais umas páginas do livro "A Amarguinha". Já está escolhido o livro que vamos utilizar a partir de Janeiro. O seu título é "Espanta pardais" e foi escrito por Maria Rosa Colaço.

Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Espanta-pardais, de Maria Rosa Colaço . O livro para o segundo período lectivo

Já está escolhido o livro que nos vai acompanhar a partir de Janeiro de 2009 e para o segundo período lectivo. Chama-se "Espanta-pardais" e foi escrito por Maria Rosa Colaço.

"Espanta-Pardais é unanimemente aclamado como a maior obra infantil da literatura portuguesa do século XX. A procura que tem tido, a multiplicidade de trabalhos escolares que tem gerado, as várias representações teatrais, quer pelos alunos das escolas quer por companhias teatrais, a quantidade de referências que tem suscitado, tudo aponta nesse sentido. A odisseia poética do Espanta-Pardais apostado em ser pessoa real, Maria Primavera e o Pássaro Verde são personagens inesquecíveis, e as suas aventuras na Estrada-Larga ficaram na memória de muitas gerações de leitores."

12 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 12 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quarta-feira e é o terceiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de grão com nabiças e costeletas com esparguete e salada de alface e cenoura.
Hoje vamos continuar a unidade de trabalho com o título "Estado de alerta". Vamos ter a aula de Matemática e vamos aprender a numeração romana, que serve para representar números. Vamos ler e escrever números em numeração romana, comparar e ordenar números, completar sequências e resolver problemas.
Vamos fazer um cartaz com a numeração romana, para assim melhor aprendermos a sua representação.
Vamos ainda corrigir os trabalhos de casa e ler mais umas páginas do livro "A Amarguinha". Já está escolhido o livro que vamos utilizar a partir de Janeiro. O seu título é "Espanta-pardais" e foi escrito por Maria Rosa Colaço.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ficha de Estudo do Meio - 11 de Novembro - O passado familiar

Para terem conhecimento da Ficha de Estudo do Meio do dia 11 de Novembro - O passado familiar, visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Novembro+-+Fichas+EM

11 de Novembro - O magusto na nossa escola


No dia 11 de Novembro, celebra-se o S. Martinho. E é dia de magusto em todas as escolas. Na nossa também foi. E no final do maugsto, fizemos um cartaz com imagens retiradas da internet e com fotografias tiradas pelo nosso professor. E o resulado final, foi este. Agora, vamos colocá-lo à entrada da escola para que todos possam ver este cartaz.

11 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 11 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é dia de S. Martinho. No intervalo, vamos participar no magusto da escola e comer muitas castanhas. Vamos fazer cartuchos com papel de jornal para comermos as castanhas. Vamos ouvir a Lenda de S. Martinho e fazer um cartaz sobre este dia.
Hoje é terça-feira e é o segundo dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de coentros e bacalhau cozido com ovo, batata e couve-flor.
Hoje vamos continuar a unidade de trabalho com o título "Estado de alerta". Vamos ter a aula de Estudo do Meio e vamos falar da família e do passado familiar. Vamos estabelecer relações de parentesco, construir uma árvore genealógica simples, reconhecer datas e factos significativos da história da família, reconhecer locais importantes para a história da família, conhecer unidades de tempo e realizar uma experiência com um pêndulo.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

10 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 10 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é segunda-feira e é o primeiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de agrião e almôndegas estufadas com esparguete e salada de alface.
Hoje vamos iniciar uma nova história com personagens novos e diferentes dos anteriores, chamada "O bairro das toupeiras". Vamos, por isso, começar uma nova unidade de trabalho com o título "Estado de alerta". Os sinais de pontuação vão aparecer como novidade e revisão nesta aula. Vamos ainda ver, ouvir, ler e interpretar uma história, localizar a acção no espaço e no tempo e levantar hipóteses acerca do conteúdo de uma história, do título e das personagens. Vamos responder a questionários, participar na elaboração de um relato, recriar e completar uma história e aprender a seleccionar, em livros, textos que correspondem às temáticas das nossas produções. Finalmente, vamos registar, por escrito, produções do património literário oral para as conservarmos ou transmitirmos, praticar a leitura por prazer, ler os textos produzidos por nós para os teus amigos, familiares ou professor, exercitar o uso de sinais de pontuação e auxiliares da escrita e exercitar a ortografia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ficha de Avaliação Intercalar de Dicionário e Ortografia - Novembro

Para terem conhecimento da Ficha de Avaliação Intercalar de Dicionário e Ortografia do dia 7 de Novembro, visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Fichas+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o

Preparar a semana de 10 a 14 de Novembro

Depois de termos realizado as Fichas de Informação Intercalar de Novembro, vamos continuar com o programa curricular do 3.º ano de escolaridade.
Assim, na 2.ª feira vamos trabalhar com o Manual Interactivo da Escola Virtual da Porto Editora a Língua Portuguesa (sinais de pontuação), na 3.ª feira o Estudo do Meio (a família e o passado familiar) e na 4.ª feira a Matemática (a numeração romana). Na Sala de Actividades vamos falar do Relógio de Família.
Para 2.ª feira, vamos estudar muito bem em casa o texto intitulado "Estado de alerta" (o qual pode ser obtido no seguinte endereço http://sala-interactiva.wikispaces.com/Unid.+Trabalho+-+Textos).
Vamos ler muito bem o texto e fazer a cópia no caderno de casa.
Na segunda-feira, vamos fazer perguntas de interpretação e responder às mesmas.

Ficha de Avaliação Intercalar de Matemática - Novembro

Para terem conhecimento da Ficha de Avaliação Intercalar de Matemática do dia 7 de Novembro, visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Fichas+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o

7 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 7 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é sexta-feira e é o último dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. Estamos no Outono. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Hoje na cantina vamos comer sopa de alho francês e corvina grelhada com batata cozida e salada de tomate.
Hoje vamos acabar as fichas de avaliação intercalar com a de Matemática, a de dicionário e a de ortografia.
Na próxima semana vamos começar uma nova unidade de trabalho com o título: "O bairro das toupeiras". Vamos ouvir a primeira história que se chama "Estado de alerta". Vamos levar para casa o texto para ler e para fazer a cópia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue e vamos continuar a aprender a colocar notícias no blogue, pois é uma tarefa muito difícil.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ficha de Avaliação Intercalar de Expressão Plástica - Novembro

Para terem conhecimento da Ficha de Avaliação Intercalar de Expressão Plástica do dia 6 de Novembro, visitem o seguinte endereço:

6 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 6 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quinta-feira e é o quarto dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. Estamos no Outono. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Hoje na cantina vamos comer sopa de espinafres e macarrão com carne de vaca, ervilhas e cenoura.
Ontem, acabamos por não fazer a ficha de avaliação intercalar de Matemática, uma vez que o nosso professor entendeu fazer alguns exercícios de revisão e, assim, a ficha só vai ser feita amanhã. Hoje, vamos fazer a ficha de expressão plástica, de leitura e de dicionário. A ficha de ortografia vai ser feita amanhã. Por isso, nos momentos que for possível, vamos continuar a preparar a ficha de matemática, fazendo exercícios no quadro.
Vamos continuar a trabalhar no blogue e vamos continuar a aprender a colocar notícias no blogue, pois é uma tarefa muito difícil.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.

Vou escrever o meu nome completo

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

5 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 5 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quarta-feira e é o terceiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. Estamos no Outono. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
O fotógrafo está cá na escola e antes do intervalo vamos tirar as fotografias do costume. Viemos todos bonitos e arranjados para a fotografia.
Hoje na cantina vamos comer canja de galinha com feijoada de chocos e arroz branco.
Hoje vamos fazer a ficha de avaliação intercalar de Matemática, mas só depois do intervalo. Vamos estar todos com muita atenção às perguntas e responder com calma e com muito juízo.
Vamos continuar a trabalhar no blogue e vamos continuar a aprender a colocar notícias no blogue, pois é uma tarefa muito difícil.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ficha de Avaliação Intercalar de Estudo do Meio - Novembro

Para terem conhecimento da Ficha de Avaliação Intercalar de Estudo do Meio do dia 4 de Novembro, visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Fichas+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o

4 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 4 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é terça-feira e é o segundo dia de aulas da semana. O mês de Novembro tem 30 dias. Estamos no Outono. A Iara fez anos no dia 2 e a Lara vai fazer anos no dia 24. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Hoje na cantina vamos comer sopa de couve-flor com jardineira de frango.
Hoje vamos fazer a ficha de avaliação intercalar de Estudo do Meio. Vamos estar todos com muita atenção às perguntas e responder com calma e com muito juízo.
Quando acabarmos a ficha, vamos preparar a ficha de avaliação intercalar de Matemática que vamos fazer amanhã. Na quinta-feira, vamos fazer a ficha de avaliação intercalar de Expressão Plástica, Leitura, Dicionário e Ortografia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue e vamos continuar a aprender a
colocar notícias no blogue, pois é uma tarefa muito difícil.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ficha de Avaliação Intercalar de Língua Portuguesa - Novembro

Para terem conhecimento da Ficha de Avaliação Intercalar de Língua Portuguesa do dia 3 de Novembro, visitem o seguinte endereço:

http://sala-interactiva.wikispaces.com/Fichas+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o

Cartazes afixados na nossa escola

Depois de termos realizados os cartazes alusivos ao Combate às Drogas, Tabaco e Alcool e ao Dia Mundial da Poupança, afixamos os mesmo na entrada da escola para que todos os que por lá entram possam vê-los e, assim, pensar um pouco nas mensagens que transmitem.

3 de Novembro de 2008 - Sumário

Albufeira, dia 3 de Novembro de 2008. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é segunda-feira e é o primeiro dia de aulas da semana. O mês de Novembro começou no sábado e tem 30 dias. A Iara fez anos ontem e a Lara vai fazer anos no dia 24. No final da aula, vamos cantar os parabéns à Iara. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Hoje na cantina vamos comer sopa de ervilhas e coentros com douradinhos no forno e arroz de legumes.
Hoje vamos fazer a ficha de avaliação intercalar de Língua Portuguesa, com o texto do livro "A Amarguinha" da página 21. Vamos estar todos com muita atenção às perguntas e responder com calma e com muito juízo.
Quando acabarmos a ficha, vamos preparar a ficha de avaliação intercalar de Estudo do Meio que vamos fazer amanhã. Na quarta-feira, vamos fazer a ficha de avaliação intercalar de Matemática.
Vamos continuar a trabalhar no blogue e vamos continuar a aprender a colocar notícias no blogue, pois é uma tarefa muito difícil.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo