quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

14 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 14 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quarta-feira e é o terceiro dia de aulas da semana. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés fez anos no dia 9. Hoje está sol e o tempo está ameno. Hoje dá para ir à praia passear à tarde.
Na cantina vamos comer sopa de lentilhas e arroz de pato com salada de cenoura ralada.
Vamos continuar a unidade de trabalho com o título: "Espiões em acção". Vamos dar atenção à Matemática e vamos falar do produto por 100 e 1000. Para isso, vamos calcular produtos através do algoritmo da multiplicação, fazer estimativas antes de efectuar cálculos, representar por escrito os passos seguidos ao realizar cálculos, descobrir a regra para calcular o produto de um número por 100 e 1000, descobrir a regra para calcular o produto de um número por 0,1 e resolver problemas.
Vamos continuar o cartaz para afixar na escola, no sentido de sensibilizar os
nossos colegas para as vantagens da separação e da reciclagem do lixo.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

13 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 13 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é terça-feira e é o segundo dia de aulas da semana. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés fez anos no dia 9. Hoje está a chover, mas o tempo está mais quente. Hoje não dá para ir à praia passear à tarde.
Na cantina vamos comer sopa de alho francês e salada de bacalhau com grão, ovo e tomate.
Vamos continuar uma nova unidade de trabalho com o título: "Espiões em acção". Vamos dar atenção ao Estudo do Meio e vamos falar dos animais. Para isso, vamos comparar e classificar animais segundo as suas características e modo de vida, identificar factores do ambiente que condicionam a vida dos animais, construir cadeias alimentares simples e conhecer factores que originam as deslocações de animais.
Vamos ainda ao Espaço Multiusos de Albufeira para ouvir falar sobre as medidas a tomar por causa do frio, da chuva e do gelo no dia-a-dia.
Vamos continuar o cartaz para afixar na escola, no sentido de sensibilizar os
nossos colegas para as vantagens da separação e da reciclagem do lixo.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.

Vou escrever o meu nome completo

12 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 12 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é segunda-feira e é o primeiro dia de aulas da semana. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés fez anos no dia 9. O céu está azul e o tempo está frio. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer caldo verde e almôndegas estufadas com esparguete e salada de alface.
Vamos iniciar uma nova unidade de trabalho com o título: "Espiões em acção". Vamos dar atenção à Língua Portuguesa e vamos aprender o que são as onomatopeias. Para isso, vamos ver, ouvir, ler e interpretar uma história, praticar a leitura dialogada, distinguindo as intervenções das personagens, estabelecer a sequência de acontecimentos da história e recriar uma história, transformando personagens em animais. Vamos ainda combinar, ludicamente, diferentes sons da Língua, comparar onomatopeias com os sons que imitam ou sugerem e exercitar a ortografia.
Vamos iniciar um cartaz para afixar na escola, no sentido de sensibilizar os nossos colegas para as vantagens da separação e da reciclagem do lixo.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.

Vou escrever o meu nome completo

Preparar a semana de 12 a 16 de Janeiro

A folha do texto para trabalhar durante os próximos dias, intitulado "Espiões em acção" pode ser obtida no seguinte endereço http://sala-interactiva.wikispaces.com/Unid.+Trabalho+-+Textos).
Para casa, os alunos devem ler muito bem o texto e fazer a cópia no caderno de casa.
Vamos ler o texto na sala de aula e responder a algumas perguntas de interpretação.
Continuamos com o programa curricular do 3.º ano de escolaridade. Assim, vamos trabalhar, com o Manual Interactivo da Escola Virtual da Porto Editora, a Língua Portuguesa (as onomatopeias), o Estudo do Meio (comparar e classificar aimais) e a Matemática (a multiplicação por 100, 1000 e 0,1). Na Sala de Actividades vamos identificar sons dos animais, modelar, fazer construções e pintar.

9 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 9 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é sexta-feira e é o quinto dia de aulas da semana e do segundo período. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés faz anos hoje e no final da aula vamos cantar-lhe os parabéns. O céu está azul e o tempo está frio. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde e no fim-de-semana.
Na cantina vamos comer sopa de feijão verde e salmão grelhado com batata cozida e salada de tomate.
Vamos concluir a unidade de trabalho com o título: "O Grupo V3". O texto desta semana chama-se: "Missão: Salvar plantas". Vamos dar atenção à Sala de Actividades. Nesta aula o tema principal tem a ver com as folhas. Para isso vamos construir um herbário. Vamos conhecer os elementos que fazem parte de um debate, construir e aprender a jogar o Loto da tabuada e fazer construções ligando e colando elementos.
Vamos ouvir a história que nos vai acompanhar na próxima semana e que se chama "Espiões em acção". Em casa, vamos ler o texto muito bem e fazer a cópia do mesmo.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

8 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 8 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quinta-feira e é o quarto dia de aulas da semana e do segundo período. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés faz anos amanhã. O céu está azul e o tempo está frio. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer feijoada com carne de porco magra, cenoura e repolho.
Vamos continuar a unidade de trabalho com o título: "O Grupo V3". O texto desta semana chama-se: "Missão: Salvar plantas". Vamos dar atenção à Matemática. Nesta aula o tema principal tem a ver com a multiplicação. Para isso vamos construir e memorizar as tabuadas da multiplicação por 6, 7, 8 e 9, construir uma tabela de duas entradas para a multiplicação, reconhecer múltiplos de um número natural, decompor números em produtos e resolver problemas.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

7 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 7 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é quarta-feira e é o terceiro dia de aulas da semana e do segundo período. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés faz anos no dia 9. O céu está azul e o tempo está frio. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer creme de abóbora e maruca cozida com batata e feijão verde.
Vamos continuar a unidade de trabalho com o título: "O Grupo V3". O texto desta semana chama-se: "Missão: Salvar plantas". Vamos dar atenção ao Estudo do Meio. Nesta aula o tema principal tem a ver com as plantas. Para isso vamos comparar e classificar plantas, conhecer diferentes tipos de plantas e folhas, realizar experiências e observar formas de reprodução das plantas. Vamos, ainda, reconhecer a utilidade das plantas, identificar factores que condicionam a vida das plantas e realizar experiências com plantas.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.

Vou escrever o meu nome completo

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

6 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 6 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é terça-feira e é o segundo dia de aulas da semana e do segundo período. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, estação que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés faz anos no dia 9. O céu está azul e o tempo está ameno. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de grão com espinafres e bifes de frango estufados com cogumelos e arroz de legumes.
Vamos continuar a unidade de trabalho com o título: "O Grupo V3". O texto desta semana chama-se: "Missão: Salvar plantas". Vamos dar atenção à Língua Portuguesa. Nesta aula o tema principal tem a ver com os sons da língua. Para isso vamos ver, ouvir, ler e interpretar uma história, localizar a acção no espaço e no tempo, levantar hipóteses acerca do conteúdo de uma história, do título, das personagens, responder a questionários e participar na elaboração de um relato. Vamos ainda recriar e completar uma história, aprender a seleccionar, em livros, textos que correspondem às temáticas das nossas produções, registar, por
escrito, produções do património literário oral para as conservarmos ou transmitirmos, praticar a leitura por prazer, ler os textos produzidos por nós
para os nossos amigos, familiares ou professor, exercitar o uso de sinais de pontuação e auxiliares da escrita e exercitar a ortografia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
Vou escrever o meu nome completo

Preparar a semana de 5 a 9 de Janeiro

A folha do texto para trabalhar durante os próximos dias, intitulado "Missão: Salvar plantas" foi entregue na segunda-feira e pode ser obtida no seguinte endereço http://sala-interactiva.wikispaces.com/Unid.+Trabalho+-+Textos).
Para casa, os alunos devem ler muito bem o texto e fazer a cópia no caderno de casa.
Vamos ler o texto na sala de aula e responder a algumas perguntas de interpretação.
Continuamos com o programa curricular do 3.º ano de escolaridade. Assim, vamos trabalhar, com o Manual Interactivo da Escola Virtual da Porto Editora, a Língua Portuguesa (os sons da língua e os sinais de pontuação), o Estudo do Meio (comparar e classificar plantas) e a Matemática (a multiplicação por 6, 7, 8 e 9). Na Sala de Actividades vamos falar e aprender a construir um herbário e uma tábua de multiplicação de entrada dupla.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

5 de Janeiro de 2009 - Sumário

Albufeira, dia 5 de Janeiro de 2009. Escola EB1 dos Caliços - 3.º ano de escolaridade - Sala 6 - Sala Interactiva.
Hoje é segunda-feira e é o primeiro dia de aulas da semana e do segundo período. O mês de Janeiro tem 31 dias e é o primeiro mês do ano. Estamos no Inverno, que nos vai acompanhar até ao dia 21 de Março. O Miguel Andrés faz anos no dia 9. O céu está azul e o tempo está quente. Hoje dá para ir à praia passear ao fim da tarde.
Na cantina vamos comer sopa de legumes e massa com atum.
Vamos começar uma nova unidade de trabalho com o título: "O Grupo V3". O texto desta semana chama-se: "Missão: Salvar plantas". Vamos dar atenção à Língua Portuguesa. Nesta aula o tema principal tem a ver com os sons da língua. Para isso vamos ver, ouvir, ler e interpretar uma história, localizar a acção no espaço e no tempo, levantar hipóteses acerca do conteúdo de uma história, do título, das personagens, responder a questionários e participar na elaboração de um relato. Vamos ainda recriar e completar uma história, aprender a seleccionar, em livros, textos que correspondem às temáticas das nossas produções, registar, por
escrito, produções do património literário oral para as conservarmos ou transmitirmos, praticar a leitura por prazer, ler os textos produzidos por nós
para os nossos amigos, familiares ou professor, exercitar o uso de sinais de pontuação e auxiliares da escrita e exercitar a ortografia.
Vamos continuar a trabalhar no blogue.
Vou escrever o abecedário maiúsculo e minúsculo.
a b c d e f g h i j l m n o p q r s t u v x z
A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z
Vou escrever o meu nome completo